A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3062/21, do deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), que assegura adicional no valor da aposentadoria de mães. A proposta acrescenta a previsão de adicional de até 10 pontos percentuais no valor do benefício devido às mulheres que tenham se dedicado ao cuidado de filhos.
Leia mais »
O Projeto de Lei 4142/21 regulamenta dispositivos da Reforma da Previdência para impedir que o valor final das aposentadorias possa ser aumentado a partir de uma única contribuição. O texto tramita na Câmara dos Deputados.
Leia mais »
O Projeto de Lei 3062/21 assegura, entre outros pontos, adicional ao valor do benefício de aposentadoria às mulheres que se dedicam ao cuidado de filhos. O texto, do deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), está em análise na Câmara dos Deputados.
Leia mais »
Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei do deputado Eduardo Costa (PTB-PA) que regulamenta a aplicação da chamada regra do descarte, que permite ao segurado excluir contribuições prejudiciais do cálculo, para evitar o uso irregular da medida dentro da Previdência Social.
Leia mais »
A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei do deputado Eduardo Costa (PTB-PA) que reconhece o tempo de recebimento de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez como período de carência junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desde que seja intercalado com momentos de contribuição ou atividade.
Leia mais »
Mesmo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sendo um órgão que presta serviços públicos de previdência social, ele ainda não oferece contato telefônico gratuito à população, o que restringe o atendimento que todos têm o direito de ter. Essa é a opinião destacada pelo deputado Pedro Augusto Bezerra (PTB-CE) que, com isso, apresentou à Câmara dos Deputados um projeto de lei que determina a gratuidade de uso do acesso a serviços de utilidade pública, como telefone, prestados pelo INSS.
Leia mais »
Em 2018, dados do Anuário Estatístico da Previdência Social (Infologo) apontaram que, em média, as mulheres recebem benefícios previdenciários 18% inferiores em relação aos concedidos aos homens. Preocupado com a questão, o deputado Paulo Bengtson (PTB-PA) apresentou à Câmara dos Deputados um projeto de lei que possibilita maior garantia às mães por meio do acréscimo de até dez pontos percentuais no valor previdenciário para mulheres que tenham se dedicado ao cuidado de filhos.
Leia mais »
O líder do PTB na Câmara dos Deputados, Nivaldo Albuquerque (AL), apresentou uma proposta que tem como objetivo conter o impacto negativo econômico causado pela pandemia do novo coronavírus nos cofres dos municípios. O projeto de lei determina a redução, em 50%, das alíquotas de contribuição previdenciária para as prefeituras municipais, passando dos atuais 22% para 11% dos salários.
Leia mais »
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3928/08, para permitir que o trabalhador do setor privado que recebe auxílio-doença há mais de dois anos ano devido a doença grave e incapacitante solicite aposentadoria por invalidez. O parecer é do deputado Eduardo Costa (PTB-PA).
Leia mais »
Está em análise na Câmara dos Deputados projeto de lei de autoria do deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA), que isenta o décimo terceiro salário pago aos trabalhadores urbanos e rurais das deduções do Imposto de Renda e das contribuições à Seguridade Social (INSS).
Leia mais »
A bancada do PTB apresentou à Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira (12), projeto de lei que beneficia aposentados pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que voltarem a trabalhar em qualquer atividade abrangida pelo mesmo regime. Um dos benefícios é receber de volta os valores pagos à Previdência quando se aposentarem novamente.
Leia mais »
O Projeto de Lei 3506/19, apresentado pelo deputado Eduardo Costa (PTB-PA), determina que o período de recebimento do auxílio-doença ou da aposentadoria por invalidez será computado como carência, desde que intercalado com contribuições por parte do segurado. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.
Leia mais »
A Medida Provisória (MP) 871/19, que busca combater fraudes e benefícios irregulares no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 6/19, que trata da reforma da Previdência, são texto bem elaborados, mas necessitam, com urgência, de melhorias, principalmente na defesa dos direitos dos mais pobres, dos pequenos produtores rurais, dos extrativistas e dos pescadores artesanais.
Leia mais »
Por recomendação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto que dispensa de reavaliação pericial a pessoa com HIV/aids aposentada por invalidez. A Lei de Benefícios da Previdência Social permite, atualmente, que o segurado aposentado por invalidez seja convocado para nova avaliação.
Leia mais »
O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) apontou a incoerência do governo federal ao editar uma medida provisória (MP) que perdoa dívidas dos municípios com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ao mesmo tempo em que alega que, em breve, a Previdência Social não terá recursos para pagar aposentadorias e pensões.
Leia mais »
O líder do PTB na Câmara dos Deputados, Jovair Arantes (GO), afirmou que a manutenção das ações contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na justiça estadual irá beneficiar principalmente a população que mora longe dos grandes centros urbanos.
Leia mais »
O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) manifestou sua satisfação pelo fato de o relator da medida provisória que trata das aposentadorias por invalidez e da concessão do auxílio-doença ter acatado suas sugestões de mudanças ao texto original da MP. O texto foi aprovada pela comissão mista nesta quarta-feira (19).
Leia mais »
A Câmara dos Deputados analisa projeto do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) que prevê a reanálise, pelo INSS, dos requerimentos de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e salário-maternidade feitos durante o prazo de vigência da MP 739/16. Apresentada pelo governo em julho do ano passado, a medida perdeu a vigência em 4 de novembro.
Leia mais »
O deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) defendeu a aprovação do projeto de lei que muda as regras de concessão do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados e já foi aprovada na Comissão de Seguridade Social.
Leia mais »
Debatedores discordaram sobre o projeto de lei que muda as regras de concessão de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez durante comissão geral realizada no Plenário da Câmara. O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) foi quem solicitou o debate.
Leia mais »
Em audiência no Ministério da Agricultura nesta semana, o deputado Wilson Filho (PTB-PB) solicitou ao ministro Blairo Maggi recursos para aquisição de tratores para os municípios paraibanos de Bernardino Batista, Malta, Uiraúna e Serra Grande.
Leia mais »
O relator da comissão mista que analisa a Medida Provisória 739/16, deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), apresentou nesta terça-feira (4) o parecer ao texto do governo. A falta de quórum na reunião do colegiado impediu que o relatório fosse analisado ou mesmo que houvesse um pedido de vista, como é de praxe quando o relatório é apresentado.
Leia mais »
O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) apresentou emenda à Medida Provisória (MP) 726/16 para reverter a transferência da Secretaria de Previdência Social para o Ministério da Fazenda. Antes, a área integrava o Ministério do Trabalho.
Leia mais »