Crise socioeconômica prolongada e agravada pela crise sanitária gerada por meio da pandemia de Covid-19. Esses dois fatores citados pelo deputado Wilson Santiago (PTB-PB) afetaram muitos públicos. Um deles são os universitários. Portanto, projeto de lei do parlamentar apresentado à Câmara dos Deputados suspende por até 12 meses o pagamento das parcelas do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) durante o estado de calamidade pública provocado pelo novo coronavírus.
Leia mais »
O deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT) apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei que permite que o trabalhador beneficiário do auxílio emergencial suspenda o pagamento das parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por seis meses ou pelo tempo que durar o auxílio emergencial.
Leia mais »
Em seu último discurso como deputado federal, Alex Canziani (PTB-PR), afirmou que “foi um privilégio” estar na Câmara dos Deputados nos últimos 20 anos.
Leia mais »
Já estão abertas as inscrições para o novo modelo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), implantado neste ano. Aqueles que quiserem custear seus estudos pelo programa têm até às 23h59 da próxima quarta-feira (28) para se inscreverem pela internet.
Leia mais »
O novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que vai entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018, é fundamental para o Brasil, porque aproximadamente 75% dos alunos que cursam o ensino superior estudam em faculdades privadas.
Leia mais »
O novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vai entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018 com duas modificações sugeridas pelo deputado Pedro Fernandes (PTB-MA): uma para permitir a inscrição de um número maior de estudantes no programa; outra, para dar maior transparência às ações do financiamento.
Leia mais »
Deve ser sancionada, na próxima terça-feira (5), a Lei do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que teve como relator, no Congresso Nacional, o deputado Alex Canziani (PTB-PR). Uma das mais significativas mudanças feitas pelo parlamentar à medida provisória que criou o novo Fies foi o fim da carência de 18 meses após o término do curso para o estudante começar a pagar o financiamento.
Leia mais »
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira (31), a medida provisória que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O texto aprovado é o parecer do relator, deputado Alex Canziani (PTB-PR), com destaques que alteraram alguns pontos. A matéria será enviada ao Senado.
Leia mais »
A Medida Provisória 785/11, que regula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), foi aprovada na tarde desta terça feira (10) na comissão mista encarregada de analisar a matéria. O deputado Alex Canziani (PTB-PR), que relatou a MP, manifestou sua satisfação por mais essa etapa vencida e disse estar confiante na capacidade do programa de servir bem aos brasileiros.
Leia mais »
O deputado Alex Canziani (PTB-PR), relator da Medida Provisória do Novo Fies, apresentou seu relatório à comissão mista de deputados e senadores nesta terça-feira (3). O uso do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) para pagar dívidas contraídas pelos estudantes no Fies é uma das mudanças sugeridas pelo parlamentar à MP original enviada pelo governo federal.
Leia mais »
O Congresso pode permitir que os recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) sejam usados para pagar dívidas contraídas pelos estudantes no Fies. O relator da medida provisória do novo Fies, deputado Alex Canziani (PTB-PR), antecipou que incluirá essa proposta no parecer que apresentará à comissão nesta semana.
Leia mais »
Para garantir a inscrição de um número maior de estudantes no novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) apresentou emenda à Medida Provisória 785/17 com o objetivo de aumentar de R$ 2 bilhões para R$ 3 bilhões os recursos do futuro Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies).
Leia mais »
O deputado Alex Canziani (PTB-PR), relator da Medida Provisória (MP) 785/17, que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), informou que está avaliando, juntamente com o ministro da Educação, Mendonça Filho, a possibilidade de o Fies contemplar também o ensino a distância.
Leia mais »
Em audiência pública interativa, representantes do ensino superior, dos trabalhadores em educação, ativistas do setor e internautas criticaram a medida provisória (MP) que altera as formas de concessão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O relator da matéria, deputado Alex Canziani (PTB-PR) disse ser favorável ao aprimoramento do texto.
Leia mais »
Até o dia 18 de setembro, a população poderá enviar sugestões para mudar a medida provisória (MP) do novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por meio de quatro espaços,
nos quais os interessados poderão apresentar suas opiniões sobre cada aspecto do tema.
Leia mais »
O deputado Alex Canziani (PTB-PR), relator da comissão mista que discute a Medida Provisória do novo Fies lança, nesta terça-feira (22), o canal de debates
“Fies – Ouvindo o Cidadão”, que estará disponível no portal E-Democracia da Câmara dos Deputados.
Leia mais »
A comissão mista que analisa a Medida Provisória do novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) aprovou o plano de trabalho apresentado pelo relator, deputado Alex Canziani (PTB-PR) e também a realização de audiências públicas em que devem ser ouvidos representantes de ministérios, do BNDES, de professores, de alunos e de entidades estudantis.
Leia mais »
O deputado Alex Canziani (PTB-PR) foi escolhido relator da Medida Provisória que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Congresso Nacional instalou, nesta quinta-feira (10), a comissão mista que vai analisar a matéria.
Leia mais »
O Ministério da Educação deve divulgar, na próxima semana, os prejuízos causados pela inadimplência dos alunos que aderiram ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que teria chegado a 53% em janeiro. O presidente da Frente Parlamentar da Educação, deputado Alex Canziani (PTB-PR), diz que vai acompanhar o que será decidido pelo Poder Executivo em relação ao programa.
Leia mais »