Profissão de domador de cavalos precisa de regulamentação, propõe Nivaldo Albuquerque
Nivaldo Albuquerque: “Ser domador requer muito conhecimento do animal e dedicação.”
Segue em análise na Câmara dos Deputados um projeto que regulamenta o exercício da profissão de domador de cavalos, asnos e mulas (PL 4384/21). O autor da proposta é o Líder do PTB na Câmara dos Deputados, Nivaldo Albuquerque (AL).
Pelo texto, a regularização será válida para todo o território nacional. O profissional da domesticação de equinos deverá priorizar métodos positivos de adestramento e benéficos à saúde do animal, como técnicas voltadas ao ensino e orientação comportamental.
Nivaldo explica que, geralmente, domadores realizam jornadas duplas ou triplas, exercendo também funções de capatazes, peões ou administradores. “A profissão de domador é um trabalho que apresenta uma iniciação complexa. São necessários meses de trabalho, paciência, esforço e dedicação dos profissionais da doma, já que é preciso conhecer toda a história e a quais tipos de manejo o animal já foi submetido”, relata.
A medida também determina a realização das atividades de forma ética, transparente e segura tanto com os animais, quanto com os donos e pessoas envolvidas no processo de domesticação, com atendimento adequado, e evitando exposição a riscos e potenciais danos.
Conceito
O projeto de autoria do parlamentar alagoano considera que domadores são os profissionais com formação técnica específica, com experiência decorrente de anos do exercício da profissão e com estudos pessoais, como autodidatas, mantendo aprendizagem aperfeiçoada e contínua sobre abordagem educacional com os equinos.
“Domador é uma profissão que requer muito conhecimento do animal e uma grande dose de dedicação. Até porque são poucos os cursos disponíveis no mercado, o que dificulta ter sucesso nesse tipo de trabalho. Em outras palavras, ele precisa ter bons conhecimentos da raça de animal com a qual precisará lidar e também força de vontade”, finaliza.
Reportagem — Carlos Augusto Xavier
Foto — Jotaric
Comentários
Não existem comentários