Emanuel Pinheiro propõe o reconhecimento de novas práticas esportivas no País


       Emanuel Pinheiro Neto: “A prática do estilingue é um esporte reconhecido a nível mundial”.


O Brasil pode passar a ter novas modalidades esportivas reconhecidas nacionalmente. É o que propõe o deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT) no projeto de lei apresentado à Câmara dos Deputados que reconhece como atividade folclórica e esportiva a prática do estilingue, da boleadeira e do bodoque (PL 4364/21).

As modalidades já possuem amplo reconhecimento no exterior, com a realização de campeonatos internacionais. O próximo será realizado na China, em 2023. Na visão de Emanuel Pinheiro Neto, é preciso regularizar esses esportes para maior participação brasileira na competição do ano que vem.

“A proposta tem a finalidade de promover o desenvolvimento do esporte de estilingue, boleadeira e o bodoque no mundo, de acordo com o espírito dos princípios olímpicos e garantir a sua implementação”, explica o autor do projeto.

O texto não autoriza o uso de madeira protegida ou madeira retirada ilegalmente para o exercício dos esportes. A medida veda a prática das modalidades de forma que atentem contra a fauna, a flora, a vida e a integridade de alguém, e patrimônios públicos ou privados. Também é proibida qualquer discriminação durante a prática do esporte.

Com a criação das novas modalidades esportivas, os praticantes deverão ter registro na categoria específica do Registro Nacional com carteira de associado.

Atletas

No Brasil, já existem atletas na modalidade, como os mato-grossenses Alberto Alves e Josefina Gomes e o paulista Roni Rodrigues. Alberto, também conhecido como Betão, foi o primeiro competidor brasileiro a representar o País em um campeonato internacional de estilingue, em 2015, na Espanha. Na disputa, ele conquistou o 1º lugar.

Em 2018, Josefina se juntou à Alberto e juntos representaram o Brasil no campeonato mundial da categoria na Itália.

“A prática do estilingue é um esporte reconhecido a nível mundial, por meio da W.S.A (Word SlingShot Associação) com endereço e sede na Suíça, onde o Betão Nascimento é idealizador e sócio fundador e, atualmente, ao lado de Roni Rodrigues, ocupando os cargos de Delegado representantes da W.S.A no Brasil”, afirma Emanuel Pinheiro Neto.

Reportagem — Carlos Augusto Xavier
Foto — Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2022 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.