Nivaldo Albuquerque apresenta requerimento em apoio à Política de Educação Digital


           O documento é de autoria do líder Nivaldo Albuquerque e mais 18 parlamentares.


Um requerimento apresentado pelo líder do PTB na Câmara dos Deputados, Nivaldo Albuquerque (AL), e demais parlamentares, solicita urgência para o projeto de lei 4213/20, que institui a Política Nacional de Educação Digital (REQ 1757/21).

A proposta define uma atuação em todo o País voltada à inclusão digital, à educação digital escolar, à qualificação digital, à especialização digital e à pesquisa digital. As ações têm o propósito de alcançar todos os públicos e promover a oferta das tecnologias dentro das futuras carreiras de estudantes brasileiros.

Cada um dos cinco pilares terá fases e ações voltadas para o desempenho daquele eixo em específico. Para que a medida seja instaurada, o texto prevê promoção de formação de professores e melhoria da utilização de tecnologias em espaços de ensino.

Pandemia

O projeto segue a tendência crescente do uso de tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem, evidenciado de forma explícita pela pandemia causada pela Covid-19. Além disso, pesquisas mostram que mesmo os “nativos digitais” — quem nasce e cresce na era digital — não são confiantes e dominadores das tecnologias, sendo, portando, necessário o estímulo do uso tecnológico em fins educacionais.

Tramitação

O projeto segue em análise na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados (CTASP).

Reportagem – Carlos Augusto Xavier
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2021 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.