Paes Landim cobra mais investimentos do governo no Sistema Único de Saúde


            Paes Landim: “Agora ficou claro como é fundamental o papel do SUS no Brasil.”


O deputado Paes Landim (PTB-PI) destacou a necessidade de mais investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) – um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, que abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos. Os atendimentos pelo SUS são gratuitos para toda a população do Brasil.

Em discurso na sessão remota do Plenário da Câmara dos Deputados, o parlamentar citou entrevista concedida pelo ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento, Delfim Netto, à jornalista Sônia Racy, do jornal O Estado de São Paulo, na qual Delfim analisa o SUS.

Covi-19

Na entrevista, o ex-ministro destaca que o Sistema Único de Saúde é um grande instrumento, talvez um dos melhores do mundo, mas as pessoas têm mania de subavaliá-lo. Segundo Delfim, só agora, durante a pandemia da Covid-19, passaram a elogiá-lo.

“Mas todos nós, que temos noção das coisas, sabemos que é um instrumento espetacular. Sempre achei que, para você ter soberania nacional, precisa de autonomia alimentar (e nós temos), de autonomia energética (e nós temos) e de uma força dissuasiva – para podermos viver em paz. Hoje eu vejo que há uma quarta condição, que os economistas não enxergam porque ela só tem valor, só tem taxa de retorno, quando você vive um cenário de pandemia: a saúde”, ressalta o ex-ministro.

Segundo Delfim Netto, o Brasil poderia ter construído um nível de proteção do SUS capaz de enfrentar qualquer pandemia, deveria ter investido muito mais. No fim da entrevista, ele diz ser preciso que os homens públicos deem prioridade à saúde, que é fundamental não só para a soberania do País, mas também para o bem estar social da população.

Políticas públicas

Paes Landim diz concordar com o ex-ministro, afirmando que os governos devem direcionar políticas públicas para proteger a saúde pública, além da segurança e da educação.

“Agora ficou claro como é fundamental o papel do SUS, que atende as camadas menos protegidas da população, as classes médias. Enfim, é um instrumento de valorização da pessoa humana, do profissional, do trabalhador, de todos quantos lidam com a vida em sociedade.

Delfim, então faz, esse apelo: vamos investir sempre mais no SUS, no sistema de saúde. É importante ouvir as lições desse sábio chamado Antônio Delfim Netto”, conclui Paes Landim.
 
Reportagem – Renata Tôrres
Foto – Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2020 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.