Projeto de Marcelo Moraes dá título de Capital Nacional do Laço Feminino a Cachoeira do Sul


   Marcelo Moraes: “Cachoeira do Sul possui uma forte tradição feminina nas competições de laço.”


O deputado Marcelo Moraes (PTB-RS) apresentou projeto de lei à Câmara dos Deputados que confere à cidade de Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, o título de Capital Nacional do Laço Feminino (PL 3862/19).
 
Segundo o parlamentar, o município possui uma forte tradição nas competições de laço, sendo que, em outubro de 2019, sediou o 3º Estrelas do Laço, evento com mais de 400 competidoras de vários estados, que participaram de provas voltadas exclusivamente às mulheres laçadoras.
 
“Hoje este evento é reconhecido por lei municipal, levando ainda mais visibilidade à cidade e divulgação desta cultura bem típica do povo gaúcho. Nesse contexto e em razão do esforço e ao reconhecimento do povo trabalhador de Cachoeira do Sul, e em especial às mulheres que do evento participam com dedicação, apresentei a proposta”, explica Marcelo Moraes.
 
Município
 
Localizado a 196 quilômetros de Porto Alegre, o município possui o título de "Capital Nacional do Arroz", devido à sua tradição na produção do grão. Em virtude disso, Cachoeira do Sul sedia a Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), o maior evento orizícola – relativo à cultura do arroz – das Américas e o segundo no mundo.
 
O deputado ainda lembra que o município recebeu o nome por causa de uma antiga cachoeira que havia no Rio Jacuí. No local, posteriormente, foi construída a Ponte do Fandango, primeira ponte-barragem do no Brasil. Além disso, a cidade é a principal integrante do Conselho Regional de Desenvolvimento do Jacuí Centro e da Diocese de Cachoeira do Sul.
 
Tramitação
 
O projeto aguarda parecer do relator, deputado Ronaldo Santini (PTB-RS), na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.
 
Reportagem – Carlos Augusto Xavier, sob a supervisão de Renata Tôrres
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2020 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.