Landim destaca trabalho de médica intensivista no tratamento de pacientes com Covid-19


       Paes Landim: “Mariana Perroni fala do drama pessoal de ver colegas e pacientes infectados.”


O deputado Paes Landim (PTB-PI) destacou, durante a sessão virtual da Câmara dos Deputados, o relato da médica intensivista Mariana Perroni, que tem atuado no tratamento de pacientes com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

“Ela fala do drama pessoal de ver colegas infectados e do drama dos pacientes internados que, muitas vezes, morrem sem nenhum parente próximo para reconfortá-los. Vemos o impacto emocional dessa moça que, no entanto, enfrenta com muita serenidade, com muito amor, as dificuldades apresentadas no exercício da Medicina”, observa o parlamentar.

Haiti

Segundo entrevista publicada na coluna Direto da Fonte, do jornal O Estado de São Paulo, Mariana Perroni é médica intensivista desde 2008 e já trabalhou em vários tipos de hospitais: de pequeno e grande porte, no sistema público e no privado, no Brasil e fora dele – inclusive em uma situação de catástrofe, como no Haiti, após o terremoto de 2010.

Porém, segundo o jornal, nem toda a experiência no campo fez com que Mariana já tivesse visto algo parecido com a pandemia da Covid-19.“Tem sido usual chegar ao plantão na UTI e me deparar com todos os pacientes entubados, o que é algo que eu, sinceramente, não me lembro de ter vivido”, conta a médica.

Super-heróis

Ao ser perguntada se é reconfortante ter o reconhecimento da população, Mariana Perroni declara que o sacrifício é enorme, mas, ao mesmo tempo, não torna os médicos super-heróis.

“Eu e todos os profissionais da saúde na linha de frente também somos pessoas vulneráveis à infecção. Mas somos comprometidos e estamos fazendo nosso trabalho. Então, por mais que as palmas na janela sejam emocionantes e nos motivem, o que queremos mesmo é a certeza de que vamos ter equipamentos de proteção e ferramentas para conseguir continuar fazendo nosso trabalho da melhor forma que pudermos ao longo das próximas semanas”, diz.

Falta de material

Paes Landim cita as preocupações de Mariana Perroni com a carência de leitos nas unidades de tratamento intensivo (UTIs), de equipamentos de proteção individual (EPIs), e de mais materiais médicos que ajudem o País a sair da crise. O parlamentar ressalta que as particularidades da pandemia no Brasil, citadas pela médica.

“Percebo que já estamos ficando sobrecarregados, sem que ainda tenhamos chegado no pico da curva de casos. E que nosso País vai ser um dos primeiros a viver a pandemia em contexto de desigualdade social. Afinal, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem 1/3 de todos os leitos do país e é responsável pela saúde de 2/3 da nossa população”, afirma a Mariana Perroni.
 
Reportagem – Renata Tôrres
Foto – Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2020 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.