Maurício: mobilidade urbana eficaz faz pessoas trocarem transporte individual pelo coletivo


   Maurício: “É preciso melhorar e imprimir inovação nos ônibus e nas linhas de trem e de metrô.”


O deputado Maurício Dziedricki (PTB-RS) afirma que o foco da mobilidade urbana no Brasil precisa ser o transporte público coletivo. O parlamentar, que integra a Comissão Especial sobre Política de Mobilidade Urbana, destaca que, se houver melhorias nesse setor, as pessoas deixarão de usar veículos próprios para se locomover pelos meios de transporte coletivo.
 
“Como isso vai acontecer? Qualificando, melhorando e imprimindo inovação nos coletivos, nos ônibus, nas linhas de trem, no metrô e em modelos alternativos, onde a população possa ter uma tarifa justa e um atendimento de qualidade. Hoje não temos isso”, avalia.
 
A Comissão Especial sobre Política de Mobilidade Urbana analisa o Projeto de Lei 4881/12, que cria o Pacto Metropolitano de Mobilidade Urbana e o Sistema de Informações dos Transportes Metropolitanos (Sitram).
 
Mudanças
 
Maurício também ressalta que, da década de 90 até hoje, houve redução de 25% nas frotas de transporte público coletivo, sendo que cerca de 90% da população brasileira se locomove por meio dele. No mesmo período, o número de veículos individuais praticamente triplicou.
 
“Cada um compra seu carro ou sua moto, e isso acaba acarretando uma sobrecarga nas vias, que também não têm planejamento para tamanho volume. Nós vemos que as políticas de crédito para a compra de veículos resultaram nos grandes engarrafamentos nos polos metropolitanos”, explica.
 
Impactos
 
O parlamentar também pondera que a má qualidade do transporte público causa impactos negativos, não só no bolso do cidadão, mas na qualidade de vida.
 
“Isso porque são horas perdidas dentro do transporte coletivo rumo à casa, ao trabalho, à escola, enfim, até mesmo o lazer. O que a gente precisa poder promover é a reorganização das cidades no sentido de diminuir o transporte individual e qualificar o coletivo. Isso fará com que as pessoas abram mão dos carros, das motos e partam para um transporte coletivo”, declara.
 
Segundo Maurício, essa mudança será significativa não só para a economia das famílias, mas também para a da cidade.
 
Reportagem – Carlos Augusto Xavier, com a colaboração de Regina Mesquita e sob a supervisão de Renata Tôrres
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2019 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.