Emanuel pede ao governo informações sobre barragens de rejeitos no Mato Grosso


 Emanuel: “Tragédia de Brumadinho mobilizou população e preocupação chegou até o Mato Grosso.”


Preocupado com a situação das barragens de rejeitos de minérios no Mato Grosso, o deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT) pediu informações ao Ministério de Minas e Energia sobre a situação desses tipos de represas no estado.

O parlamentar solicitou os últimos relatórios da Agência Nacional de Mineração referentes às barragens no Mato Grosso, a declaração de estabilidade das construções, além de informações sobre os riscos de acidentes e rompimentos referentes à estrutura de cada uma delas.

“A tragédia de Brumadinho (MG) mobilizou toda a população e a preocupação chegou até o nosso estado de Mato Grosso. Para que esse tipo de fatalidade não torne a acontecer em nosso País, pedi esclarecimentos ao ministério”, explicou.

No ofício enviado, Emanuel também cobrou informações sobre quais são as mineradoras que possuem categoria de grande potencial poluidor, e sobre dados de possíveis danos econômicos e ambientais.

Além disso, o deputado quer saber se a empresa Vale, responsável pelo rompimento da barragem do município de Brumadinho, realiza a administração de barragem de mineração no Mato Grosso e qual a regularidade das inspeções, monitoramentos e manutenções das barragens.
 
Reportagem – Renata Tôrres
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2020 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.