Dez anos após criação de institutos federais de educação, Alex pede investimentos no setor


      Canziani: “Mais de 85% dos jovens saem do ensino médio e vão para o mercado de trabalho.”


O deputado Alex Canziani (PTB-PR) destacou os 10 anos de vigência da lei que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Lei 11.892/08). O parlamentar, que foi o relator do projeto que originou a lei na Comissão de Educação da Câmara, afirmou que o Brasil precisa dar mais importância ao ensino profissionalizante.
 
“Com a mudança no ensino médio, vamos dar um foco maior sobre essa questão da educação profissional. Mais de 85% dos jovens saem do ensino médio e não vão para as universidades, vão para o mercado de trabalho. Por isso, a formação profissional é tão importante. Os institutos federais fazem esse trabalho, mas a demanda do País é muito maior”, afirmou.
 
Atualmente, a Rede Federal de Educação Profissional está em 568 municípios com 644 unidades, entre elas 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), 25 escolas vinculadas a universidades, uma Universidade Tecnológica e o Colégio Pedro II. Os institutos oferecem cursos de qualificação, ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas.
 
O parlamentar citou a Alemanha, que, segundo ele, dá grande importância a esse tipo de ensino, por entender que oferece maior oportunidade de trabalho às pessoas e melhora a qualidade de vida da população.
 
Para aumentar a oferta de educação profissional, Canziani pediu mais investimento para os institutos federais, afirmando que isso é necessário para melhorar a estrutura atual e criar mais campi. O deputado também declarou que os institutos sofrem com falta de pessoal.
 
“Com mais estrutura, poderemos gerar oportunidades e interiorizar cada vez mais a educação profissional e tecnológica, que gera oportunidades para regiões importantes do País”, analisou.
 
Reportagem – Celimar de Meneses, com a colaboração de Regina Mesquita e sob a supervisão de Renata Tôrres
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2022 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.