Benito Gama participa da inauguração do projeto público de irrigação Baixio de Irecê


              Benito Gama (ao celular) em Xique-Xique com Temer e agricultores locais.
  

O vice-líder do governo no Congresso Nacional, deputado Benito Gama (PTB-BA), participou, nesta sexta-feira (23), da cerimônia de inauguração das Etapas 1 e 2 do Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê, na Bahia, a 590 quilômetros de Salvador.

O projeto irá permitir que a produção agrícola da região seja irrigada com água do rio São Francisco. Os investimentos realizados até o momento somam R$ 550 milhões.

Benito Gama destacou a importância da medida: “Isso representa mais geração de emprego para o nosso estado e importante contribuição também para agricultura local. É trabalho conjunto em prol da Bahia”, afirmou.

Etapas

A implantação do projeto foi planejada para ocorrer em nove etapas – quando concluído, o Baixio de Irecê terá incorporado 47 mil hectares ao processo produtivo agrícola na região do Médio São Francisco.

A expectativa é de que o projeto beneficie 250 mil pessoas e gere 60 mil empregos diretos e 119 mil empregos indiretos. As principais culturas potenciais são as de algodão, cana-de-açúcar, frutas e legumes. O valor bruto da produção é estimado em R$ 210 milhões.

Financiamento

O presidente Temer assinou uma medida provisória que permite aos pequenos agricultores usarem seus lotes como garantia para o financiamento da produção junto aos bancos. Esse era um dos entraves burocráticos para a implantação do projeto de irrigação.

O canal de 42 quilômetros que distribui água do rio São Francisco começou a ser construído em 1999 e, desde 2013, aguarda o funcionamento efetivo.
 
Reportagem – Renata Tôrres, com informações da Agência Brasil
Foto – Agência Brasil

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2022 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.