Para Canziani, novo Fies já é um sucesso; inscrições vão até 28 de fevereiro

Escrito 22/02/2018, 17:40
Por
Categoria destaque

     Canziani: “Fico muito feliz com o sucesso do programa, até por ter sido relator dessa matéria.”


Já estão abertas as inscrições para o novo modelo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), implantado neste ano. Aqueles que quiserem custear seus estudos pelo programa têm até às 23h59 da próxima quarta-feira (28) para se inscreverem pela internet.
 
O deputado Alex Canziani (PTB-PR), relator da medida provisória que criou o novo Fies e presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, assegurou que o novo modelo de financiamento já é um sucesso.
 
“As universidades particulares ofertaram mais de 980 mil vagas e, em dois dias, já tivemos 137 mil inscritos”, informou o deputado.
 
Em 2017, o Fies passou por uma reformulação com o objetivo de torná-lo mais sustentável e transparente, segundo o Ministério da Educação (MEC). Agora dividido em três modalidades, o programa vai garantir 310 mil vagas, sendo 155 mil para os primeiros seis meses do ano.
 
Das vagas ofertadas, 100 mil terão juros zero para os estudantes que comprovarem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. As outras duas modalidades, chamadas de P-Fies, destinam-se a estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. Para atender a essa parcela de candidatos, o Novo Fies terá recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.
 
Nesta quarta-feira (21), o Fies foi pauta de seminário internacional sobre financiamento estudantil, promovido pelo Ministério da Educação.
 
“Fico muito feliz com o sucesso do programa, até por ter sido relator dessa matéria, e ter conseguido, junto com os parlamentares, aprovar essa nova legislação para o País”, declarou Canziani.
 
Inscrições
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Fies Seleção. Em caso de pré-seleção em uma das vagas disponíveis para financiamento, o estudante deverá complementar informações da sua inscrição e, posteriormente, fechar a contratação do financiamento
 
Para concorrer, o estudante precisa ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.
 
Resultados
 
O resultado será publicado em 5 de março, em chamada única. No caso dos estudantes inscritos pelo P-Fies, a relação de selecionados sairá em 12 de março. Com exceção do P-Fies, os candidatos não convocados poderão manifestar interesse por lista de espera entre 6 e 30 de março.
 
Reportagem – Celimar de Meneses, sob a supervisão de Renata Tôrres e com informações do Ministério da Educação
Foto – Billy Boss/Câmara dos Deputados

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2022 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.