Com suspeitas de casos de sarampo em Roraima, Zeca pede ampla vacinação na região

Escrito 28/02/2018, 18:08
Por Renata
Categoria destaque

           Zeca Cavalcanti: “Precisamos fazer um bloqueio contra o sarampo em Roraima.”


Já são 13 pessoas com suspeita de terem contraído sarampo em Roraima, segundo informações da Secretaria de Saúde do estado divulgadas na terça-feira (27). O deputado Zeca Cavalcanti (PTB-PE) cobrou a vacinação para todas as crianças da região, ao frisar que a doença já havia sido erradicada do País.

Segundo o Ministério da Saúde, os casos foram importados de imigrantes da Venezuela. Dos 13 suspeitos de terem contraído sarampo, 9 são crianças venezuelanas e 4 são brasileiros que residem em Boa Vista. Desses, o único caso confirmado da doença pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, foi o de uma menina de 1 ano, sem histórico vacinal.

“O estado de Roraima, que faz divisa com a Venezuela, vê o êxodo das pessoas que procuram uma sobrevivência melhor aqui no Brasil. Entretanto, estamos presenciando, com muita tristeza, a volta dos casos de sarampo, que era erradicado no País. Veja que gravidade”, lamentou o parlamentar.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil continua livre da enfermidade, já que nenhum dos casos foi de transmissão autóctone, quando ocorre dentro do território nacional.

“Precisamos fazer um bloqueio naquele estado. As autoridades públicas de saúde têm que vacinar todas as crianças, para não deixar essa doença disseminar-se de novo no País”, pediu Cavalcanti.
Além disso, o deputado afirmou que o governo federal deve dar apoio às secretarias municipais e estadual de Roraima no combate ao problema.
 
Reportagem – Celimar de Meneses, com a colaboração de Regina Mesquita e sob a supervisão de Renata Tôrres
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2020 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.