Zeca Cavalcanti pede ajuda imediata para prefeituras pernambucanas fecharem contas
Zeca: “Fui prefeito por dois mandatos e sei da dificuldade de administrar um município.”
O deputado Zeca Cavalcanti (PTB-PE) defendeu a elaboração de um novo pacto federativo – com maior distribuição de verbas para os municípios – ao afirmar que, nos últimos anos, está ficando cada vez mais difícil para as prefeituras fecharem as suas contas. Também alertou sobre a situação emergencial das cidades pernambucanas, que reivindicam ajuda financeira do governo federal.
O parlamentar participou, na quarta-feira (18), na Câmara dos Deputados, de mobilização organizada pela Associação Municipalista de Pernambuco para cobrar o comprometimento dos parlamentares com a pauta mínima municipalista.
“Fui prefeito por dois mandatos e sei da dificuldade de administrar um município, principalmente os de menor porte, que têm menor arrecadação própria e muitas dificuldades. Antigamente, em setembro, a gente raspava as contas para arcar com a folha de pagamento, mas agora isso virou rotina. Hoje, o município não tem mais aquele mês com alta arrecadação para preparar o caixa para um mês difícil”, explicou Zeca Cavalcanti.
Durante o evento na Câmara, diretor-executivo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Gustavo Cezário, afirmou a tendência é que a situação piore em 2018, pois existem previsões de cortes no repasse do orçamento federal para os municípios no ano que vem. Segundo Cezário, na Educação, o corte será de 42%; na Cultura, de 72%; no Turismo, de 70%; e na Assistência Social, de 98%.
“O povo está próximo ao prefeito na cobrança das suas ações, seja na saúde, na educação ou na assistência social. Em todos os pontos da gestão, a gente está vendo que a coisa está piorando”, disse Zeca.
Os prefeitos apresentarão manifesto à Presidência da República, com a assinatura dos parlamentares, solicitando apoio financeiro emergencial. Também apresentarão a deputados e senadores solicitação de prioridade para deliberação da pauta municipalista.
Reportagem – Celimar de Meneses, sob a supervisão de Renta Tôrres e com informações da Confederação Nacional de Municípios
Foto – Jotaric
Comentários
Não existem comentários