Sabino destaca papel da Zona Franca de Manaus no desenvolvimento do Amazonas

Escrito 24/03/2017, 15:05
Por Renata
Categoria destaque

    Sabino Castelo Branco: “Além de gerar empregos, ZFM contribui para preservar meio ambiente.”


O deputado Sabino Castelo Branco (PTB-AM) registrou os 50 anos de criação da Zona Franca de Manaus (ZFM), destacando que, hoje, ela conta com um dos maiores e mais modernos polos industriais da América Latina e envolve mais de 500 empresas de diferentes portes.

A ZFM foi criada em 1967 com o objetivo de levar desenvolvimento ao interior da Amazônia e reduzir a importação de produtos manufaturados.

“O projeto promissor atraiu as mais importantes marcas mundiais para a ZFM. Além de gerar centenas de milhares de empregos, representa um fator determinante de preservação do meio ambiente. Assim, transcendeu suas expectativas na promoção de desenvolvimento para toda a região e para o País”, disse o parlamentar.

São produzidos na ZFM eletroeletrônicos, motocicletas, bens de informática e insumos plásticos, entre outros. A política tributária da Zona Franca de Manaus é diferenciada do restante do País. As indústrias beneficiadas pela ZFM recebem diversos incentivos fiscais para comércio, exportação e importação de produtos.

Elas têm redução de até 88% no Imposto de Importação sobre insumos, corte de 75% no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e ainda são isentas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), da contribuição para o PIS-Pasep e da Cofins.

Prazo de vigência

Sabino Castelo Branco lembrou a luta travada na Câmara dos Deputados para estender o prazo de vigência da Zona Franca de Manaus. O prazo, que iria acabar em 2023, foi estendido até 2073.

“Na noite de 4 de junho de 2014, aprovamos em segundo turno a proposta de emenda à Constituição para renovar os benefícios tributários da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos. Uma vitória que teve a participação de deputados de praticamente todos os estados, indicando a importância da ZFM”, contou.

De acordo com o deputado, a Zona Franca de Manaus vai continuar forte e indutora do desenvolvimento no Amazonas e no Brasil.
 
Reportagem – Renata Tôrres
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2020 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.