Em sessão solene, Paes Landim destaca conhecimento e personalidade de Marco Maciel

Escrito 20/03/2017, 10:56
Por Renata
Categoria destaque

                  Paes Landim: “Marco Maciel foi um verdadeiro homem de Estado.”


Durante homenagem realizada na Câmara dos Deputados pelos 50 de carreira pública do ex-vice-presidente da República, ex-deputado federal, ex-senador e ex-ministro Marco Maciel, o deputado Paes Landim (PTB-PI) afirmou que que o homenageado foi um “verdadeiro homem de Estado”. Aos 76 anos, Marco está afastado da política por motivos de saúde.

“Como todo homem de Estado, foi muito rico em várias facetas da história, da política, da sociologia e da literatura. Foi um homem estudioso por excelência, e até um ambientalista. Tive a oportunidade de acompanhá-lo a uma viagem ao Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. Vi sua paixão pela causa ambiental naquele único ecossistema rigorosamente brasileiro, que é a caatinga”, destacou Paes Landim.

Natural de Recife, Marco Maciel iniciou carreira política quando ainda era estudante de direito. Em 1966, foi eleito deputado estadual. Em 1977, já deputado federal, tornou-se presidente da Câmara. Na década de 80, foi governador de Pernambuco, ministro da Casa Civil e, posteriormente, ministro da Educação.

Em 1995, tornou-se o 22º vice-presidente da República durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Manteve-se no cargo até o fim do mandato de FHC, em 2002. Eleito senador pela terceira vez, exerceu o cargo até fevereiro de 2011.

“Tem uma personalidade tão agregadora, é uma figura tão fascinante, que quando houve a discussão da transição do presidencialismo para o parlamentarismo, Leonel Brizola, Lula e Orestes Quércia – líderes da época – acharam que seria o grande condutor da campanha do presidencialismo, em função do tamanho respeito moral que se tinha pela figura de Marco Maciel”, lembrou Paes Landim.
 
Reportagem – Renata Tôrres
Foto – Gilmar Felix / Câmara dos Deputados

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2020 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.