Cristiane: SUS pode ser obrigado a assegurar equipe multiprofissional à gestante

Escrito 31/03/2017, 15:22
Por Renata
Categoria destaque

     Cristiane: “Grávidas deveriam ter cuidados de acordo com necessidades de cada uma delas.”


Por recomendação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou proposta que muda a Constituição (PEC 100/15) para obrigar o Sistema Único de Saúde (SUS) a disponibilizar equipe multiprofissional às gestantes, composta pelo menos por pediatra, ginecologista, obstetra, enfermeiros e psicólogo.

A PEC – que determina que os profissionais deem atenção integral durante o período do pré-natal, parto e o pós-parto – ainda precisará ser votada em dois turnos no Plenário da Câmara.
Segundo a parlamentar, que foi a relatora da proposta, o texto é “de extrema importância” para garantir a saúde e o bem-estar da gestante e do bebê.

“A PEC obriga o governo federal, estados e municípios a terem, à disposição das gestantes, uma equipe multidisciplinar que garanta o pleno atendimento à gestante desde o início da gestação até o nascimento do bebê, para que ele possa ir para casa com segurança com sua mãe”, explicou.

Cristiane Brasil reconhece que, atualmente, a gestante, ao chegar à rede pública de saúde, não tem um atendimento adequado. Ela acredita que a proposta pode mudar essa realidade.

“As mulheres grávidas deveriam ter cuidados de acordo com as necessidades de cada uma delas: se tem pressão alta, se tem descolamento de placenta, se o parto é normal ou cesárea. Tudo isso tem que ser garantido na rede pública”, destacou.
 
Reportagem – Renata Tôrres, com a colaboração de Regina Mesquita
Foto – Facebook / Cristiane Brasil

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2020 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.