Centro de Estudos Estratégicos debaterá envelhecimento saudável, informa Cristiane


      Cristiane Brasil: “A aplicação do conceito do envelhecimento ativo se faz urgente no Brasil.”


O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados promove, na terça-feira (7), a palestra “Envelhecimento Saudável na Holanda”. O convidado é o conselheiro de inovação e diretor executivo do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Pualo, Nico Shiettekatte.

O debate faz parte do estudo “Brasil 2050 - os desafios de uma nação que envelhece”, relatado pela deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) com o apoio da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados.

“A aplicação do conceito do envelhecimento ativo – ideia que proporciona qualidade de vida e fortalece programas de promoção de uma sociedade inclusiva – se faz urgente e deve ser objeto da agenda oficial dos governos”, diz a parlamentar.

Experiência da Holanda

Nico Schiettekatte ressalta que a Holanda tem 17 milhões de habitantes, dos quais 2,5 milhões têm mais de 65 anos. Segundo ele, na Holanda, o cuidado, o tratamento e o suporte para os idosos estão divididos em quatro áreas:

- o bem-estar físico;

- o bem-estar mental, compreendendo a questão de vulnerabilidade e da importância da saúde mental;

- as atividades sociais, importantíssimas para a participação na vida cotidiana; e

- o alojamento, o habitat adaptado às demandas do cliente.

Ele observa que, enquanto no Brasil se fala de sociedade inclusiva, na Holanda se fala muito de sociedade participativa. Qualquer que seja a idade do indivíduo, é muito importante que cada um participe de maneira ativa na sociedade holandesa.

“É necessário haver um equilíbrio entre esses quatro pontos, e o cuidado do idoso tem de estimular uma vida ativa. Na Holanda, as pessoas de qualquer idade andam de bicicleta, que é uma maneira de envelhecer de forma saudável. Envelhecer de maneira saudável e ativa é e será o maior desafio do século 21”, ressalta o palestrante.

Hora e local

A palestra será aberta ao público, a partir das 15 horas, no Auditório Freitas Nobre, da Câmara dos Deputados.
 
(Com informações do Câmara Notícias)
Foto – Facebook / Cristiane Brasil

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2022 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.