Frente da Educação, Comissão de Educação e Impa abrem Biênio da Matemática


 O biênio entrou no calendário oficial por iniciativa de Alex Canziani, Pedro Fernandes e Wilson Filho.



A Frente Parlamentar Mista da Educação, a Comissão de Educação e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) fazem, nesta quarta-feira (14), a abertura do Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa.

O biênio entrou no calendário oficial brasileiro por iniciativa dos deputados Alex Canziani (PTB-PR), Pedro Fernandes (PTB-MA) e Wilson Filho (PTB-PB), para marcar a realização no País da Olimpíada Internacional de Matemática, em 2017, e do Congresso Internacional de Matemáticos, em 2018.

Serão dois anos de eventos e ações que colocarão a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco da comunicação, contribuindo para o crescimento do País e o desenvolvimento humano.

Congresso Internacional

Nesse período, o País realizará inúmeros eventos nacionais, como o Festival da Matemática, e sediará a Olimpíada Internacional da Matemática (IMO 2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018).

“É a primeira vez, em 110 anos de realização, que o Congresso Internacional de Matemáticos acontece no hemisfério sul. O Brasil, que sempre colecionou maus resultados no desempenho dos seus estudantes na matemática, celebrou em 2014 a conquista do Medal Fields, mais importante prêmio da matemática mundial”, disse Canziani, que é presidente da Frente da Educação.

Calendário de eventos

A solenidade nesta quarta-feira abre o calendário de eventos para celebrar o biênio e que contará com a realização em abril do ano que vem do Festival da Matemática, entre outras atividades que estão sendo programadas pelo Impa, Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e outros parceiros para promover a popularização da matemática.

O festival contará com atividades lúdicas e divertidas voltadas a toda a família, como oficinas, exposições, protótipos em 3D, jogos eletrônicos, teatro, palestras e mostra de filmes.

Gomes de Sousa

A homenagem a Gomes de Sousa no título do biênio remete ao político e matemático maranhense Joaquim Gomes de Sousa (1829-1864), um dos pioneiros no estudo da matemática no Brasil.

O evento será realizado às 9 horas, em plenário a definir.
 
(Com informações do Câmara Notícias)

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2021 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.