Biênio da Matemática no Brasil, proposto por deputados do PTB, é aberto na Câmara


         O Festival da Matemática, um dos eventos do biênio, será realizado em abril de 2017.


A Frente Parlamentar Mista da Educação, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e a Sociedade Brasileira de Matemáticos (SBM) promoveram, na quarta-feira (14), a abertura do calendário oficial do Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa.

Nesse período, o País sediará a Olimpíada Internacional da Matemática (IMO 2017) e o centenário Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018).

Segundo o diretor geral do Impa, Marcelo Viana, será um período importante para a sociedade brasileira trabalhar para reverter as perdas sinalizadas na qualidade do ensino e diminuir a evasão escolar, apontadas nas pesquisas dos últimos anos.

Calendário oficial

O biênio entrou no calendário oficial brasileiro (Lei 13.358/16) por iniciativa dos deputados Alex Canziani (PTB-PR), Pedro Fernandes (PTB-MA) e Wilson Filho (PTB-PB), para marcar a realização no País de dois dos maiores eventos da Matemática mundial.

É a primeira vez, em 110 anos de realização, que o Congresso Internacional de Matemáticos, que só acontece a cada quatro anos, é realizado no hemisfério sul.
Canziani acredita que o biênio será um marco da mudança na compreensão da sociedade sobre a importância da Matemática.

“O Brasil, que sempre colecionou maus resultados no desempenho dos seus estudantes na matemática, celebrou em 2014 a conquista, pelo brasileiro Artur Avila, da ‘Medal Fields’, mais importante prêmio da matemática mundial. Essa será uma oportunidade para desenvolver atividades que ajudem a popularizar a Matemática”, saudou Canziani, que é presidente da frente.

Calendário de eventos

A solenidade abre o calendário de eventos para celebrar o biênio e que contará com a realização em abril do ano que vem do Festival da Matemática (http://festivaldamatematica.org.br/), entre outras atividades que estão sendo programadas pelo Impa, Sociedade Brasileira de Matemática e outros parceiros para promover a popularização da matemática.

O festival contará com atividades lúdicas e divertidas voltadas a toda a família, como oficinas, exposições, protótipos em 3D, jogos eletrônicos, teatro, palestras e mostra de filmes.

Eventos programados

Várias atividades já estão programadas no biênio:

2017

• Abril a novembro - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas, em 5.380 municípios (24 milhões de participantes do Ensino Fundamental, Médio e Universitário de todo o Brasil);

• 23 a 30 de abril – 8ª Bienal da Matemática, na Escola SESC de Ensino Médio na Barra da Tijuca (1.000 participantes, entre professores e universitários de todo o Brasil);

• 27 a 30 de abril de 2017 - Festival da Matemática, na Escola Eleva em Botafogo (antiga Casa Daros) e Escola SESC de Ensino Médio, na Barra da Tijuca (12.000 participantes. Famílias e alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio);

• 12 a 23 de julho de 2017 - 58ª Olimpíada Internacional de Matemática, no Rio de Janeiro (1.300 alunos do Ensino Médio de 120 países);

• Outubro – III Simpósio Nacional de Formação de Professores de Matemática (4 mil professores de todo o Brasil);

• Outubro – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (20 mil participantes em todos os estados)

2018

• Abril a novembro - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas, em 5.380 municípios (24 milhões de participantes do Ensino Fundamental, Médio e Universitário de todo o Brasil);

• 27 a 30 de abril de 2017 - Festival da Matemática;

• 31 de julho de 2018 - Assembleia Geral Deliberativa da União Internacional de Matemáticos, em São Paulo;

• 31 de julho de 2018 – Encontro Mundial de Mulheres Matemáticas, no Riocentro (RJ);

• 1 a 9 de agosto de 2018 – Congresso Mundial de Matemáticos, no Riocentro (RJ)

A coordenação do biênio está lançando nos próximos dias um site (www.bieniodamatematica.org.br) onde será possível cadastrar eventos para serem incluídos no calendário oficial.
 
(Com informações do Câmara Notícias)

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2021 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.