Ibama publica novo edital para distribuição de anilhas para pássaros, informa Marquezelli

Escrito 05/08/2016, 14:23
Por Renata
Categoria destaque

      Marquezelli: “Esperamos que o Ibama conclua o processo licitatório o mais rápido possível.”


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) publicou, nesta semana, novo edital para credenciamento de fábricas de anilhas, utilizadas para identificar pássaros criados em cativeiro. O órgão havia cancelado o edital anterior, que foi questionado judicialmente.

O uso da anilha é autorizado pelo Ibama para cada pássaro, individualmente, e representa o registro do animal.

O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), coordenador da Bancada Pet da Câmara dos Deputados, solicitou audiência junto à diretoria do instituto, a fim de explicar a gravidade da suspensão da distribuição das anilhas para os criadores de pássaros.

Eles estavam apreensivos e recorreram à bancada, alertando sobre os prejuízos que a decisão governamental acarretaria.

“Os criadores, com seus representantes, mobilizaram-se rapidamente para evitar um dano maior ao segmento. É muito importante a união da classe”, observou o parlamentar.

Demanda

O credenciamento de fábricas tem por objetivo atender à demanda por anilhas para a criação de passeriformes em ambiente doméstico. Elas são adquiridas e pagas pelos criadores amadores devidamente autorizados pelos órgãos ambientais.

No Brasil, há aproximadamente 43 milhões de aves. Sem as anilhas, o ciclo reprodutivo dos plantéis teria de ser interrompido, o que acarretaria sérios prejuízos genéticos.

“Esperamos que o Ibama conclua o processo licitatório o mais rápido possível. Os passarinhos não podem esperar muito tempo para receber as anilhas. Vamos continuar acompanhando”, explicou Marquezelli.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado Nelson Marquezelli)
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2021 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.