Busato destaca papel do Conselho de Arquitetura e Urbanismo na luta em favor da categoria

Escrito 24/05/2016, 18:53
Por Renata

   Busato: “Com nosso conselho, conseguimos defender propostas importantes para os arquitetos.”


O deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS) destacou a importância do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) na defesa dos interesses da categoria. O parlamentar foi um dos relatores do projeto que regulamentou o exercício da profissão e criou o conselho. A proposta foi transformada em lei federal em 2010.

“Os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Crea) hoje reúnem quase 100 profissões. É muito confusa a defesa de cada profissão e muitas delas se sombreiam, como ocorre, por exemplo, com a engenharia civil e a arquitetura. Então, com o nosso conselho, conseguimos agora lutar por outros projetos que são importantes para a nossa categoria”, explicou o parlamentar.

Uma das propostas citadas por Busato, em análise na Câmara dos Deputados, modifica a Lei de Licitações para exigir das empresas, na licitação de obras públicas, o projeto completo – que abrange o orçamento da parte estrutural e da parte elétrica das obras, entre outros pontos.

“Essa exigência vai valorizar o projeto dentro de uma licitação. Por que isso é necessário? Porque o licitante terá o conhecimento prévio do valor real da obra. Isso evita a corrupção, os desvios sobre o faturamento ou o subfaturamento”, explicou o deputado, que é um dos relatores da proposta.

Busato também informou que o CAU/BR está lutando pela exigência de concurso público para as obras públicas importantes, o que, de acordo com o parlamentar, barateia e acelera as obras.
 
Reportagem – Renata Tôrres, com a colaboração de Regina Mesquita
Foto – Brizza Cavalcante / Câmara dos Deputados

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2022 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.